15 de mar. de 2011

A incivilidade do brasileiro

A Revista VEJA (09 de março de 2011) publicou matéria, de autoria da jornalista Sandra Brasil, com o título: Os cabeças-sujas e seu mundinho. Excelente texto, que todos deveriam ler!

"Que tipo de gente joga lixo na rua, pela janela do carro e deixa a praia emporcalhada quando sai? Uma das respostas corretas é: um tipo que está se tornando mais raro. Sim. A atual geração de adultos foi criança em tempo em que jogar papel de bala ou a caixa vazia de biscoitos pela janela do carro quase nunca provoca uma bronca paterna.  (...)
O flagrante descaso com o bem público tem suas raízes fincadas na história, desde os tempos do Brasil colônia. No período escravocrata, a aristocracia saía a passear sempre com as mãos livres, escoltada por serviçais que não só carregavam seus pertences como limpavam a sujeira que ia atirando às calçadas. (...) Não raro, o rei dom João VI ,fazia suas necessidades no meio da rua, hábito também cultivado pelo filho, Pedro I, e ainda hoje presente. Foi com a instauração da República que o estado assumiu de forma sistemática o protagonismo no recolhimento do lixo, mas isso não significou, nem de longe, nenhuma mudança de mentalidade por parte dos brasileiros. Cuidar as sujeira continuou a ser algo visto como aquilo que cabe a terceiros – jamais a si mesmo.
Existe uma relação direta entre o nível de educação de um povo e a maneira como ele lida com o seu lixo. Não por acaso, o brasileiro está em situação pior que o cidadão do Primeiro Mundo quando se mede a montanha de lixo nas ruas deixada por cada um deles. (...)”

Por que será que o brasileiro (alguns) é incivilizado a ponto de jogar lixo nas ruas, estradas, calçadas que ele próprio trafega?

“A pessoa que joga lixo na rua, na calçada ou na praia se revela portadora de uma disfunção mental e social que a inabilita para o sucesso no atual estágio da civilização.”

Vamos mudar este triste quadro? Cabe a cada um de nós fazermos a diferença.



Fonte:
Excerto retirado da Revista VEJA, de 09/03/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário