5 de set. de 2012

A Depressão do século XXI


A atual crise econômica mundial é comparada à Grande Depressão de 1929. Esta foi considerada a pior e o mais longo período de recessão econômica do século XX. Já o recente período de instabilidade, que se iniciou em 2008, é um desdobramento da crise financeira internacional.
A crise se instalou no mundo, a partir da venda de “subprimes” (crédito bancário de alto risco, crédito a devedores duvidosos) no setor hipotecário, que sofreu um período de falta de pagamento nos Estados Unidos. A consequência foi a falência precipitada de um dos bancos mais importantes, tradicionais e de investimentos da América do Norte, o “Lehamn Brothers”. Porém, esta ação aparentemente interna, afetou muito também o comportamento especulativo e globalizado. Isso tudo, por que os EUA são conhecidos pela sua potencial influência de compra no mundo.
Desta forma, as altas taxas de desemprego, o produto interno bruto (PIB), a produção industrial e os preços de ações de diversos países sofreram declínio. Como resultado, as operações de crédito e financiamento das empresas brasileiras se tornaram mais onerosas e burocráticas. Assim, uma vez que os americanos não são mais investidores dos produtos brasileiros, para conter gastos, as organizações econômicas nacionais também diminuíram a oferta de trabalho e salários, causando demissões.
O mundo, portanto, está injetando bilhões de dólares para tentar salvar as seguradoras e bancos do setor para que a economia se reerga. Fato muito diferente do que aconteceu em 1929, em Nova Iorque, pois o mercado financeiro mundial, hoje, sabe a importância em se manter o sistema em funcionamento e com credibilidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário