31 de mar. de 2011

Preconceitos em pauta

O deputado Jair Bolsonaro (PP- RJ) causou muita polêmica ao declarar em entrevista ao CQC da Rede Bandeirantes que é “promiscuidade” a possibilidade de um filho seu ter relacionamento com uma mulher negra.

A Constituição Federal em seu artigo 5o, inciso IV: "é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato." 

Entretanto, no mesmo artigo, caput diz: "Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade."

E já o inciso XLII preconiza: "a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei."

No dia seguinte, depois que um grupo de deputados iniciou movimento pedindo sua punição, Bolsonaro voltou a fazer declarações polêmicas ao chegar para o velório do ex-vice-presidente José Alencar no Palácio do Planalto. Desta vez o alvo foi o preferido do parlamentar, o movimento gay:

“Estou me lixando para o movimento gay. O que eles têm para oferecer? Casamento gay? Adoção de filho por gay? Nada disso acrescenta nada”, disse Bolsonaro.

Primeiro, o movimento GLBT não quer que ninguém tenha mais direitos que outro cidadão. Apenas o que é comum e ninguém dá valor: pensão, herança, plano de saúde, direito à adoção, casamento civil. Isso não é apoiar ou não a causa, mas respeitar o homossexual como cidadão e pessoa, que também paga impostos.

Desta maneira, o "excelentíssimo" deputado tem o direito de se expressar, pois vivemos numa democracia. Ninguém está querendo cassar a palavra e a liberdade de expressão do deputado. Diga o que quiser, quando e como bem entender. No entanto, por uma questão de decoro, respeito à Constituição e ao próximo, só não deve fazê-lo da Câmara na posse de um mandato representativo.

Os políticos racistas, homofóbicos e preconceituosos só estão no poder, porque o povo os elegeu. Racismo de todos os gêneros e espécies é crime, tanto na esfera cível como na criminal. Da próxima vez, investiguem o passado do candidato, sua postura diante de assuntos polêmicos e, principalmente, diante da ética. Não é ser "politicamente correto", mas respeitar o próximo, mesmo que incomode.

Respeitar o próximo é se respeitar.

Luciana


Nenhum comentário:

Postar um comentário